internet wifi (1)

O mundo mudou, as coisas evoluíram e a tecnologia está presente na maioria das casas. Atualmente, Internet Wifi é um termo muito utilizado no mundo inteiro, inclusive pelos brasileiros.

Mas o que exatamente é a internet wifi e como ela funciona? Hoje vamos tirar todas as suas dúvidas, e ainda explicar a diferença entre wifi e wireless. Venha conosco!

O que é a internet Wifi?

O termo Wi-Fi significa Wireless Fidelity (fidelidade sem fio) e foi registrado pela empresa Wi-Fi Alliance. Após ter se tornado tão popular, o termo passou a ser usado para falar de qualquer tecnologia WLAN (Wireless Local Area Network – Rede de área local sem-fio).

Dessa forma, chamamos popularmente de Internet Wifi qualquer internet sem fio, que permite a conexão entre diversos dispositivos sem fio.

Como funciona a Internet Wifi?

A internet wifi funciona através de ondas de rádio comuns, assim como a TV e o próprio rádio. Através dessas ondas, são transmitidas as informações de internet por meio de um adaptador, o roteador. Este roteador recebe os sinais, decodifica-os e os emite a partir de uma antena.

Para acessar esses sinais, o aparelho que utilizará a internet (o computador, por exemplo), deve estar dentro de um determinado raio, conhecido como hotspot. A distância do hotspot varia de acordo com o roteador e a antena, podendo funcionar desde em pequenos ambientes internos, até em grandes locais externos, dependendo do padrão de rede utilizado.

 

Vantagens

“Já entendi como funciona a internet wifi, mas quais são as suas vantagens?”. Bem, vamos esclarecer para você:

  • Compartibilidade A internet wifi permite que computadores, celulares, videogames e outros dispositivos transmitam dados entre si, sem a necessidade de fios ou cabos.
  • Mobilidade Você não precisa estar preso a cabos para acessar a internet. Pode transitar livremente pela sua casa com o celular ou notebook. Pode ainda utilizar a internet no dekstop, se assim desejar.
  • Acessibilidade A internet wifi chega onde fios e cabos não chegam. Por exemplo: na periferia, na zona rural, e outras regiões de difícil acesso.
  • Custo baixo – São rapidamente instaladas e possuem um baixo custo de manutenção.

São ideais para famílias com mais de um notebook, celulares e outros dispositivos com acesso à internet, ou ainda empresas onde os funcionários necessitam da internet.

Desvantagens

Mesmo com várias vantagens, a internet wifi tem lá suas desvantagens. Veja só:

  • Qualidade – Tem uma menor transmissão de dados em comparação com a internet via cabo, embora os equipamentos e as velocidades já estejam melhorando bastante.
  • Segurança – Pessoas próximas ao seu hotspot podem “roubar” sua internet, e até mesmo acessar seus arquivos pessoais. Use sempre uma boa senha para proteger sua internet wifi.
  • Instabilidade – Pode sofrer mais interferências de aparelhos eletrônicos e obstáculos, como paredes.

Wifi x Wireless

A wireless (conexão sem fio) é toda transmissão de dados e informações entre dois ou mais pontos, sem a utilização de fios ou cabos.

Alguns exemplos de conexão wireless:

  • Controle remoto e televisão;
  • Estação de rádio e aparelho de rádio;
  • Torre de celular com o aparelho celular;
  • Internet Wifi

Com os exemplos acima, já podemos concluir que a internet wifi é um tipo de conexão wireless.

A conexão wi-fi acontece a partir de um ponto com uma conexão de internet tradicional, cabeada. Esse ponto é conectado a um transmissor que envia um sinal de internet pelo ar em determinado raio de efetividade, como já aprendemos acima.

Conclusão

Hoje a internet wifi é bastante utilizada em todo o mundo, em casas, restaurantes, lojas, shoppings e diversos estabelecimentos. É muito útil e possui muitas vantagens. Só você saberá dizer se precisa dela ou se pode viver bem sem.

Em todo caso, a internet wifi é oferecida no Brasil por diversas empresas, inclusive pela Oi. Na Oi, os planos de internet possuem internet wifi grátis. Se quer dar uma olhada em alguns planos de Internet Oi Velox, clique aqui.

Gostou deste artigo? Leia também: Banda larga com Wi-Fi ou Internet para celular?